Homens ocupam dois terços dos assentos de conselhos deliberativos de organizações de ISP

Homens ocupam dois terços dos assentos de conselhos deliberativos de organizações de ISP

Segundo o Censo Gife 22-23, no Terceiro Setor, predominantemente composto por mulheres, 68% dos conselhos deliberativos das organizações são dominados por homens, com 9% sendo exclusivamente masculinos.

O Censo Gife 22-23, divulgado em 29 de novembro, revela que os homens ocupam 66% dos assentos nos conselhos deliberativos de organizações de investimento social privado.

Embora tenha havido um aumento na presença de mulheres e pessoas não-binárias nessas posições, ainda não foi suficiente para alcançar a equidade. No terceiro setor, predominantemente composto por mulheres, 68% dos conselhos deliberativos das organizações são dominados por homens, com 9% sendo exclusivamente masculinos.

Durante o evento de lançamento do Censo, Neca Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal, expressou preocupação com a desigualdade de gênero na governança da sociedade civil. Ela destacou que, embora haja algum avanço na diversidade, ainda é um progresso limitado. A existência de conselhos filantrópicos exclusivamente masculinos em 2023 é considerada inacreditável, evidenciando a necessidade de percorrer um longo caminho em termos de governança.

Além da desigualdade de gênero, o estudo também revela que os conselhos analisados são majoritariamente compostos por pessoas brancas, com apenas 4% sendo pretas, 3% pardas e 1% amarelas ou orientais. A disparidade é tão significativa que pode demorar mais de 60 anos para que todas as organizações tenham pelo menos uma pessoa negra em uma posição de conselheiro.

O Censo Gife 22-23 completo pode ser encontrado no site.

Fonte: Gife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.