Solidariedade: Brasil sobe 14 posições e fica em 54º lugar em ranking global

Solidariedade: Brasil sobe 14 posições e fica em 54º lugar em ranking global

Indonésia foi o país mais generoso em 2020. Pesquisa avaliou questões como voluntariado e doações para entidades sem fins lucrativos.

A Indonésia, localizada no sul da Ásia, foi o país mais generoso do mundo em 2020, repetindo a posição conquistada em 2018, só que desta vez com dez pontos a mais, segundo Ranking Global de Solidariedade (World Giving Index).

De acordo com o levantamento, que entrevistou mais de 1,6 milhão de pessoas para mapear a solidariedade em diferentes países, oito em cada dez indonésios doaram dinheiro em 2020 e a taxa de voluntariado no país é mais de três vezes a média global.

O Ranking é uma iniciativa da Charities Aid Foundation, da qual o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) é o representante brasileiro. Realizada desde 2009, a pesquisa faz três perguntas para os participantes: “Você ajudou um estranho?”, “Você doou dinheiro a uma organização?” e “Você fez algum tipo de trabalho voluntário no último mês?”.

Formam ainda o top 3 o Quênia e a Nigéria. Em contrapartida aos dados mais positivos, os países menos generosos, entre os 114 pesquisados, foram o Japão, seguido por Portugal e Bélgica.

Esta edição da pesquisa ainda destaca o impacto do lockdown em países que sempre estiverem no topo do ranking da generosidade: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Irlanda e Países Baixos, que tiveram todos uma queda significativa em suas pontuações do Índice.

Em 2020, o Brasil ficou em 540 lugar, subindo 14 posições em relação aos dados de 2018 e 20 posições em relação à sua posição nos últimos 10 anos.

A pesquisa completa (em inglês), clique AQUI.

Fonte: Observatório 3º Setor
Foto: Olivier Le Moal/Dreamstime.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.